Yamaha R15 ABS
Performance
Motor 155CC com refrigeração líquida
A nova moto carenada da Yamaha, a YZF-R15 ABS, estreia a categoria de motos sportfun, esportivas e divertidas. Irmã mais nova da R3 ABS, membro da família R-Series, tem potente motor monocilíndrico de 155 cc, com exclusiva refrigeração líquida e comando de válvulas variável, o VVA, que garante agilidade nas arrancadas e retomadas. Desenvolvido com o objetivo de eficiência e economia de combustível, atinge potência máxima de 18,8cv a 10.000 rpm e torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm. A tecnologia DiASil da Yamaha, uma fundição do alumínio com silício, contribui para uma menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho de performance. O câmbio de 6 marchas permite uma pilotagem emocionante e sua embreagem deslizante e assistida evita o travamento da roda traseira em frenagens bruscas e permite que as trocas de marcha sejam feitas de forma controlada e suave. O chassi do tipo Deltabox traz equilíbrio entre rigidez e leveza para entregar mais estabilidade em altas velocidades e curvas.
Tecnologia
Painel 100% digital com shift light
O painel multifunção é 100% digital com iluminação de led e fundo branco , garantindo contraste das informações no display em qualquer horário do dia. O Shift Light localizado na parte superior do painel indica o momento ideal para troca de marchas. No display estão o contagiros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador VVA, que mostra quando o sistema privilegia o funcionamento esportivo. Além dos indicadores de velocidade média, de consumo instantâneo e média de consumo, o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2), o “Fuel Trip”, que indica a quilometragem percorrida na reserva de combustível, o relógio, e ainda as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de temperatura do motor, alerta de funcionamento do sistema ABS e luz de advertência do motor.
Conforto
Suspensão robustas
As suspensões da YZF-R15 ABS são nitidamente mais robustas quando comparadas às que equipam outras motocicletas até 160cc. Na traseira é do tipo monocross em alumínio, garantindo baixo peso e minimizando torções, e a fixação do amortecedor é através de links, conferindo maior conforto e suavidade na absorção de impactos. O sistema de freios ABS nas duas rodas evita o travamento das rodas em situações de baixa aderência do piso. Já potência da frenagem é garantida pelos discos de 282 mm na dianteira e 220 mm na traseira. Com 10 raios, as rodas em liga leve têm diâmetro de 17 polegadas, são calçadas por pneus largos, sendo o dianteiro de 100/80-17 e o traseiro de 140/70-17. Isso garante o comportamento mais estável da motocicleta, maior aderência nas curvas e melhor capacidade de absorção de impactos para uma pilotagem mais prazerosa.
Design
Aerodinâmica para a correria do dia a dia
Linhas marcantes e arrojadas, desenvolvidas em túnel de vento para otimizar o fluxo de ar e oferecer desempenho aerodinâmico. Parte frontal com duto de entrada em forma de M, inspirada na Yamaha YZF-M1 da MotoGP. O conjunto da carenagem e faróis é batizado como “olhos brilhantes”, possui luz de posição e farol de LED, garantindo maior amplitude de luminosidade. Há também lampejador de farol e a lanterna traseira de LED. Graças à inspiração nas competições, existe até o espaço acima dos faróis para aplicação de número de corridas. As linhas horizontais nas laterais, com frente baixa e rabeta alta e afilada, conferem uma posição de pilotagem bem encaixada à moto . Seu tanque de combustível baixo e largo , de 11 litros, com tampa do tipo aviação , permite que o piloto se posicione melhor atrás do para-brisa, e o encaixe das pernas proporcione um bom apoio para uma pilotagem divertida nas atividades cotidianas e até nas pistas.
Versões R15 ABS
R15 ABS
Racing Blue
- Painel digital com Shift Light
- Freios ABS
- Lanterna traseira de LED
- Tanque 11,0L (Reserva 1,9L)
Chassi | |
Chassi | Diamante (Deltabox) |
---|---|
Curso da roda dianteira | 130 mm |
Curso da roda traseira | 97 mm |
Freio dianteiro | Disco hidráulico com sistema anti bloqueio |
Freio traseiro | Disco hidráulico com sistema anti bloqueio |
Pneu dianteiro | 100/80-17 52P MRF NYLOGRIP ZAPPER-FX1 TL |
Pneu traseiro | 140/70R17 66H MRF REVZ-S TL |
Suspensão dianteira | Garfo teléscopico |
Suspensão traseira | Balança traseira tipo Monocross com link |
Dimensões e peso | |
Altura do banco | 815 mm |
Distância entre-eixos | 1325 mm |
Peso seco | 141 kg |
Tanque de combustível | 11,0L (1,9L reserva) |
Motor | |
Cilindrada | 155 cc |
Diâmetro x curso | 58,0 x 58,7 mm |
Potência | 18,8 cv (10000 rpm) |
Torque | 1,5 kgf.m (8500 rpm) |